Pesquisar neste blogue


O Sonho da Maternidade

Benvindo(a)s ao meu cantinho!!!

A maternidade é o sonho de muitas mulheres,inclusive meu também, portanto resolvi juntar aqui algumas informações úteis sobre esta temática, com a finalidade de auxiliar todas as mulheres que queiram engravidar, ou apenas, saber mais sobre o assunto.


domingo, 14 de fevereiro de 2010

HIV


O que é o VIH?

O VIH é um vírus (designado por VIH1 e VIH2) que ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças. O VIH actua nas células do sistema imunitário (responsável pela defesa do corpo). Depois de entrar na célula, o VIH começa a agir e integra-se no código genético da célula infectada (ADN). As células atingidas pelo vírus são os Linfócitos T Auxiliares (CD4+), que são utilizados pelo vírus para se replicar. Um indivíduo infectado pelo VIH, progressivamente, revela-se débil, frágil, podendo contrair ou desenvolver infecções muito variadas. Este vírus pode permanecer “adormecido” no organismo, sem manifestar sinais e sintomas durante algum tempo. Neste período, os indivíduos infectados com o VIH, são chamados de seropositivos.

Como se transmite o VIH?

O vírus VIH encontra-se principalmente no sangue, no sémen, no líquido pré-ejaculatório e nos fluídos vaginais de pessoas infectadas, e no leite materno.
Assim, a transmissão do vírus só pode ocorrer se estes fluídos corporais entrarem directamente em contacto com o corpo de outra pessoa, pela via sexual e/ou sanguínea.

Para que não fiques com dúvidas, vamos falar-te de cada uma das formas de transmissão:

1 – Sangue (produtos e seus derivados)

A principal causa de transmissão ocorre através da partilha de agulhas, seringas e outros objectos que contenham sangue contaminado pelo VIH. Por isso, não deves partilhar objectos cortantes onde possa existir contacto com sangue, mesmo que esteja seco. É o caso das lâminas de barbear, seringas e material utilizado nos consumos de droga, piercings, instrumentos de tatuagem e de furar as orelhas, e alguns utensílios de manicure.
Actualmente, todo o sangue usado nas transfusões sanguíneas é testado antes de ser utilizado, pelo que não se deve ter medo destas situações. Também, dar sangue não é um problema, já que é utilizado material descartável e esterilizado.

2 – Relações sexuais – secreções sexuais (líquido pré-ejaculatório, esperma e secreções vaginais)

As secreções sexuais de uma pessoa infectada, mesmo que aparentemente saudável e com “bom aspecto”, podem transmitir o VIH sempre que exista uma relação sexual (vaginal, oral ou anal), sem protecção. Muitas vezes, basta uma relação sexual não protegida para podermos ser infectados. Por isso, protege-te sempre!

3 – Gravidez

A transmissão mais frequente é feita durante o período de gestação, uma vez que existe comunicação com o feto através da placenta. Também é possível ocorrer durante o parto, através do sangue perdido, das secreções vaginais ou durante a amamentação.

Mitos:

O VIH não se transmite através de contactos sociais (aperto de mão, toque, abraço, beijo social). Também não se transmite através de alimentos, água, espirros, tosse, insectos, piscinas ou casas-de-banho.

Disponivel em: http://juventude.gov.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário