Pesquisar neste blogue


O Sonho da Maternidade

Benvindo(a)s ao meu cantinho!!!

A maternidade é o sonho de muitas mulheres,inclusive meu também, portanto resolvi juntar aqui algumas informações úteis sobre esta temática, com a finalidade de auxiliar todas as mulheres que queiram engravidar, ou apenas, saber mais sobre o assunto.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Muco cervical

O método do muco indica a época do ciclo menstrual em que a mulher pode ficar grávida (período fértil). Para isso, ela deve observar, diariamente, o muco. O muco é uma secreção produzida pelo colo do útero, que umedece a vagina e, às vezes, aparece na calcinha. Ela varia de aparência em cada período do ciclo menstrual. Aprendendo essas diferenças, é possível saber qual é o período fértil. É livre de efeitos colaterais, proporciona maior conhecimento do corpo e é gratuito. Tem a necessidade de controle constante do ciclo e um período longo de abstinência sexual. É indicado para casais disciplinados e climatério. Não indicado na presença de corrimentos, com pouca quantidade de muco e com dificuldade de avaliar o muco ou tocar nos genitais. A eficácia é de 75% a 85%. Pode aumentar com uso de métodos de barreira.

Como usar o método:
Aprenda, primeiramente, as características do muco:
Logo após a menstruação algumas mulheres têm um período seco, que não é fértil, não têm muco; o primeiro muco que aparece é grosso, opaco (branco ou amarelo), pastoso, e se quebra quando esticado. Por precaução, é melhor evitar relações nessa época; o muco fértil vai ficando mais fino, líquido, leitoso e escorregadio à medida que se aproxima a ovulação. A mulher se sente úmida, e isto é sinal de fertilidade; no período onde é mais fácil engravidar, o muco parece clara de ovo cru. É transparente e elástico. Indica a ovulação. No entanto, é preciso, ainda, esperar mais 4 dias para ter relações; depois o muco diminui e volta a ser opaco, pegajoso e perde a elasticidade. Este período já não é mais fértil; a vagina volta a ficar seca, ou com muco infértil. Isto indica um período em que não há perigo de gravidez até a menstruação.

Se não deseja, evite relações ou use outro método nesses dias. Para examinar o muco, pode-se observar o que sai na calcinha ou apalpar a vulva. No entanto, como muitas mulheres têm pouca secreção, é mais seguro colocar o dedo na vagina para, e seguida, observar que tipo de secreção está presente.

O aspecto do muco é mais importante do que a quantidade. Isto é, não interessa se o muco é muito ou pouco, mas se ele é pastoso, líquido, elástico, ou se não aparece.

Sem comentários:

Enviar um comentário