Pesquisar neste blogue


O Sonho da Maternidade

Benvindo(a)s ao meu cantinho!!!

A maternidade é o sonho de muitas mulheres,inclusive meu também, portanto resolvi juntar aqui algumas informações úteis sobre esta temática, com a finalidade de auxiliar todas as mulheres que queiram engravidar, ou apenas, saber mais sobre o assunto.


domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que é ser seropositivo



O que é ser seropositivo?

Quando um indivíduo é infectado com o VIH, torna-se seropositivo e pode infectar outras pessoas se tiver comportamentos de risco.
Ser seropositivo não significa que se tenha SIDA, ou que venha a desenvolver esta doença, mas sim que é portador do vírus e, que o sistema imunitário começou a produzir anticorpos, os quais são detectáveis através da realização de um teste específico.
Nos dias de hoje, existe medicação que ajuda um indivíduo seropositivo a retardar o aparecimento da SIDA, conseguindo uma melhor qualidade de vida.

Como prevenir o contágio?

Utilizando o preservativo, masculino ou feminino (este método contraceptivo, de momento, não é comercializado em Portugal), em todas as relações sexuais, que impliquem a passagem de fluidos corporais de um parceiro para outro;
não partilhando objectos cortantes, agulhas ou seringas;
o risco de contágio de uma mãe seropositiva para o seu bebé pode ser diminuído significativamente realizando terapêutica adequada durante a gravidez e evitando o aleitamento materno.

Quem é que pode ser infectado pelo VIH?

Todos nós. O vírus não escolhe sexo, idade, nível sócio-económico, raça ou orientação sexual. Podem ser infectadas todas as pessoas que tenham comportamentos de risco (práticas sexuais desprotegidas, partilha de objectos cortantes, agulhas, seringas...)

Como saber se está infectado?

O diagnóstico a realizar é feito através de análises sanguíneas, específicas para o VIH. Esta análise detecta os anticorpos que o sistema imunitário do organismo produz contra o vírus ou mesmo o próprio vírus.

Quando é que se pode fazer o teste?

A colheita de sangue para o teste deve ser efectuada num prazo de 6 a 8 semanas após um contacto de risco. As primeiras análises a uma pessoa infectada pelo vírus podem dar um resultado negativo, se o contágio for recente, e se não tivermos em conta o “período de Janela”.

Informação:
O período de tempo em que a pessoa foi infectada pelo VIH, mas não lhe são detectados quaisquer anticorpos chama-se “período de Janela”.

Sem comentários:

Enviar um comentário